Carregando
Biografia em resumo

Thomas Lovejoy. Biólogo conservacionista inovador, cunhou o termo “diversidade biológica” (1980). É fundador e presidente da organização sem fins lucrativos Amazon Biodiversity Center (Centro de Biodiversidade da Amazónia) e do famoso Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais. Em 2010, foi eleito Professor no Departamento de Ciência e Política Ambiental da George Mason University. Atualmente, é também Senior Fellow da Fundação das Nações Unidas, com sede em Washington DC. Abrangendo todo o espetro político, Lovejoy ocupou lugares em conselhos de ciência e ambiente durante os governos de Reagan, Bush e Clinton.

No cerne dessas muitas posições influentes encontram-se as ideias seminais que formaram e fortaleceram o campo da biologia da conservação. Na década de 1980, chamou a atenção internacional para as florestas tropicais do mundo e, em particular, para a Amazónia brasileira, onde trabalha desde 1965. Com três livros co-organizados (1992, 2005 e 2019), é considerado um dos fundadores do campo da biologia das alterações climáticas. Criou também a série Nature, a popular série que é transmitida há décadas na televisão pública americana.

Em 2001, Lovejoy recebeu o prestigioso Tyler Prize for Environmental Achievement. Em 2009, foi o vencedor do Prémio Fronteiras do Conhecimento da Fundação BBVA na Categoria Ecologia e Biologia da Conservação. Em 2009, foi nomeado Conservation Fellow pela National Geographic e Explorer at Large. Em 2012, foi agraciado com o Prémio Planeta Azul. Thomas Lovejoy concluiu a licenciatura e o doutoramento (em Biologia) na Universidade de Yale.

E mais ainda
Estamos sempre ligados

Liga-te a nós

Seguir

Email

Entrar em contacto: info@fica.pt

Localização

Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal
Ver Mapa