Carregando
Biografia em resumo

Filha de angolanos, Patrícia Mamona nasceu em Lisboa. Em 2001 o professor José Uva convenceu-a a integrar a Juventude Operária de Monte Abraão (JOMA), onde se destacou em várias disciplinas. Em 2007 entrou na Faculdade de Medicina de Lisboa mas a dificuldade em conciliar os estudos com o desporto levou-a a aceitar o convite da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos onde permaneceu quatro anos, conciliando os estudos com a prática do atletismo. Em 2010 acompanha José Uva para o Sporting CP, as marcas no triplo-salto, no qual já era especialista, começam a surgir acima dos 14 metros e em 2011 Patrícia regressa a Portugal, como foco único no atletismo e no triplo-salto.

Bicampeã da Europa de clubes pelo Sporting, contribuiu para ambos os títulos com a pontuação máxima na sua disciplina. Campeã da Europa ao ar livre em 2016, juntou em 2021 o título Europeu em pista coberta ao seu currículo, que acumula ainda duas medalhas de prata em 2012 e em 2017, ambas em pista coberta. Com quase duas dezenas de títulos nacionais absolutos, Mamona é também recordista nacional do triplo-salto ao ar livre e em pista coberta.

13.ª em Londres 2012, foi finalista (6.º lugar) no Rio de Janeiro, em 2016. Medalha de Prata do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

E mais ainda
Estamos sempre ligados

Liga-te a nós

Seguir

Email

Entrar em contacto: info@fica.pt

Localização

Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal
Ver Mapa