Carregando

Nuno Crato é professor catedrático de matemática e estatística na Universidade de Lisboa. Ensinou em Lisboa, Açores e Estados Unidos. O seu trabalho de investigação tem incidido em séries temporais com aplicações financeiras, biológicas e computacionais. É cientista visitante no centro de investigação europeu, JRC, em Itália.

Dirige atualmente a Iniciativa Educação, um programa Teresa e Alexandre Soares dos Santos dirigido à Educação Básica e Secundária.

Foi presidente do International Symposium on Forecasting (2000), coordenador e presidente do centro de investigação Cemapre (2006-2010), presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010) e Presidente (CEO) do Taguspark, Parque de Ciência e Tecnologia (2010-2011).

Entre 2011 e 2015 foi Ministro da Educação e Ciência de Portugal. Marcou o seu mandato com o alargamento da escolaridade obrigatória de 9 para 12 anos, maior exigência curricular e o alargamento da avaliação de alunos. Introduziu o Inglês obrigatório e vias vocacionais. Durante esse período, o abandono escolar reduziu-se de c. 25% para 13,7%, as retenções diminuíram e Portugal obteve os melhores resultados de sempre nas comparações internacionais: acima da média da OCDE em ciências, literacia e matemática, no PISA, e acima da Finlândia em Matemática no 4.º ano, no TIMSS.

Publicou alguns trabalhos com reflexões sobre a sua experiência, nomeadamente “Everything starts with the curriculum”, ResearchED 4, Fevereiro 2019; “Curriculum and education reforms in Portugal: An analysis on why and how students’ knowledge and skills improved“, in Audacious Education Purposes, Springer 2019.

Prolífico divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, a Itália e o Brasil. Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática e da Comissão Europeia. Foi agraciado como Comendador e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Saiba mais sobre o palestrante

Eventos

October 17, 2021
  —  
October 17, 2021

Como é que a ciência informa a educação?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

12
-
17
Out
2021
Juntem-se a nós!

Já é possível fazer a pré-reserva dos bilhetes para o FIC.A - a participação é gratuita, mas as atividades têm lugares limitados!

Pré-reserva