Carregando
Biografia em resumo

Jan Świerkowski é um astrónomo polaco, promotor de ciência e curador de projetos que combinam ciência e arte. Ele é um criador, líder e curador de um “ensamble” artístico-científico Instytut B61.

Em 2010, Świerkowski formou-se em astronomia na Universidade Nicolaus Copernicus, em Toruń (Polónia), da qual é agora embaixador honorário. Antes de se formar, ele criou o Instytut B61 - um “ensamble” de artistas e cientistas internacionais, fundado em 2009, como parte do Ano Internacional de Astronomia da UNESCO. Como parte da atividade do grupo, Świerkowski criou cerca de 20 espetáculos e projetos na Polónia e no exterior que combinam ciência e arte. Artistas de renome colaboraram com o grupo, tais como Tomasz Stańko, Stanisław Tym, Michał Urbaniak e Organek.

Em 2012, ele se tornou o curador do projeto artístico internacional Cosmic Underground, co-financiado pela Comissão Europeia como parte do programa Cultura 2007-2013. O projeto, inspirado na Teoria da Relatividade de Albert Einstein, reuniu cerca de 20.000 espectadores. Artistas da Polónia, Letónia, Estónia e Portugal viajaram durante dois meses de comboio, parando em estações de cidades europeias. Um espetáculo site-specific sobre as aventuras do brilhante cientista Joseph Brewster, que estuda questões relacionadas com a passagem do tempo, e que atraiu espectadores desde Tallinn até Lisboa e Guimarães.

Em 2013, Świerkowski recebeu uma bolsa de estudos do Ministro da Cultura e Patrimônio Nacional da Polónia. No mesmo ano, junto com o rapper polaco L.U.C, criou o videoclipe "Bóson de Higgs" promovendo a exposição "O Universo e as Partículas" no Centro da Ciência “Copernicus” em Varsóvia.

Em 2014, organizou e foi curador do primeiro Festival da Cultura Polaca em Portugal. O espetáculo "A Evolução das Estrelas" dirigido por ele e foi também exibido, entre outros lugares, durante o “The Story of Space Festival” em Panjim, Goa.

Desde 2016, Świerkowski é membro do do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, em Lisboa, e é bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

E mais ainda
Estamos sempre ligados

Liga-te a nós

Seguir

Email

Entrar em contacto: info@fica.pt

Localização

Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal
Ver Mapa