Carregando

A. M. Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É doutorado em Sedimentologia, pela Boleccionado na Faculdade de Ciências desta Universidade de 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático. Leccionou, igualmente, em Geografia, na Faculdade de Letras da mesma Universidade, de 1965 a 1981.

Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural (MNHN), de 1992 a 2003, onde foi o mentor e responsável científico de sucessivos projectos de investigação nas áreas da Geologia Marinha e da Paleontologia dos Dinossáurios. Actualmente continua a trabalhar na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.

É autor de vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção, com mais de 30 livros publicados, e centenas de artigos em revistas científicas e jornais. Foi o responsável científico por mais de uma dezena de exposições sobre Dinossáurios e outras temáticas em Lisboa, Porto, Cantanhede, Sintra e Macau.

Iniciou em Portugal, em 1989, no MNHN, a “Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis”, com 31 edições concluídas, hoje alargada ao Porto, Coimbra e a outras cidades do país.

É patrono do Agrupamento de J. I. e Escolas Professor Galopim de Carvalho, em Queluz, e da E. B. do Bacelo, em Évora.

Concebeu e participou na concretização do Museu do Quartzo, em Viseu, oficialmente designado por Centro de Interpretação Galopim de Carvalho.

Em 2018, foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Évora, e, em 2019, o de Director Emérito do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Saiba mais sobre o palestrante

Eventos

No items found.
12
-
17
Out
2021
Juntem-se a nós!

Já é possível fazer a pré-reserva dos bilhetes para o FIC.A - a participação é gratuita, mas as atividades têm lugares limitados!

Pré-reserva