Carregando

Sobre

O FIC.A - Festival Internacional de Ciência terá lugar de 12 a 17 de outubro de 2021 no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, e assumir-se-á como um verdadeiro exemplo nacional e mundial da celebração da ciência e do conhecimento com a sociedade. Durante 6 dias, o FIC.A brindará o público com um programa pioneiro, repleto de experiências únicas nos domínios da ciência, tecnologia, cultura e arte.

O FIC.A vem afirmar a importância de enraizar a ciência na sociedade, na consciência e vida de todos. Desejamos, por isso, que todos se sintam bem-vindos no Festival, que sintam que o evento foi pensado para eles e para cada um, e, sobretudo, para os menos interessados e incluídos. Assim, para cativar e surpreender a todos, desenvolvemos uma forte componente artística e cultural, que inclui música, cinema, teatro, literatura,artes digitais e até artes têxteis.

Rúben Oliveira.
Diretor Científico, Senciência

O evento, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República na sua edição de estreia, reunirá mais de 100 entidades académicas, científicas, tecnológicas, diplomáticas, governamentais e não-governamentais, conferindo-lhe um carácter e potencial únicos no contexto nacional, e raro a nível internacional.

O programa supera já as 700 atividades – entre debates, palestras, exposições, espetáculos, concertos, workshops, entre outros formatos – e soma mais de 100 oradores de mais de 20 países.

Com centenas de eventos com curadoria específica junto de um programa cultural relevante, as atividades do Festival são criadas individualmente em torno de tópicos científicos importantes, com palestrantes e artistas que estão entre os melhores no seu ramo, trabalhando na vanguarda das suas especialidades.

Explorações divertidas e lúdicas da ciência, com algo para todos e conteúdo atraente com muita interação. Durante o fim de semana, terão lugar eventos projetados especialmente para famílias, incluindo uma programação cultural inovadora e relevante, inspirada pela ciência.

Os participantes poderão usufruir das atividades e eventos, independentemente da sua idade!

Haverá oportunidades de descoberta para todos.

A nossa missão é inspirar os visitantes de todas as idades com a incrível ciência, engenharia e tecnologia que encontramos ao nosso redor.

Emanuel Carvalho.
Diretor Executivo, Senciência
700
+

Atividades, experiências e exposições

1000
+

Horas de interação
e debate

200
+

Oradores, autores e artistas

2021
Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal
Outubro
1ª Edição
100
+

Parceiros no programa

25
+

Países representados

6

Dias de exploração científica e cultural

1

Único festival internacional de ciência em Portugal

700
+

Atividades, experiências e exposições

1000
+

Horas de palestras, debates e oficinas

200
+

Oradores, autores e artistas

100
+

Parceiros de conteúdo

25
+

Países representados

6

Dias de exploração científica e cultural

1

Único festival internacional de ciência em Portugal

2021
Palácio Marquês de Pombal,
Oeiras, Portugal
Outubro
1º Edição
sobre os organizadores

Senciência

Com organização da Senciência, o FIC.A apresenta uma missão e visão que partem da ciência para construir um modelo integrador particularmente atento aos valores da inclusão, da sustentabilidade e da capacitação pessoal, que irá posicionar-se como referência a nível nacional e internacional.
A Senciência reúne a experiência de uma equipa multifacetada com um rico historial na promoção da ciência, cultura, educação e arte. Trabalhamos com cientistas, académicos, artistas, educadores e especialistas em comunicação,para desenvolver conteúdos que celebram a cultura do conhecimento e aprofundam o envolvimento do público com a ciência, oferecendo experiências de aprendizagem inovadoras e atraentes para todas as idades. Em Portugal, a Senciência ocupa isoladamente o nicho da promoção integrada da tríade ciência-cultura-educação, com uma capacidade comprovada de envolvimento transectorial e alcance comunitário. É membro da European Science Engagement Association e da European Network of Science Centres & Museums.