Carregando
Stellar Entanglement

Stellar Entanglement

Convidado(s)
Descrição

Capacidade Máxima por Sessão: 4 Pessoas Marcação previa possível no local do evento 30 minutos antes da primeira sessão do dia.

Não disponível para pessoas com menos de 13 anos.

STELLAR ENTANGLEMENT é o mais recente projeto multimédia criado pelo grupo polaco de arte e ciência INSITUTE B61, que combina a experiência do mundo virtual com o real. O principal tema científico do projeto, baseado na técnica narrativa, é uma das questões mais fascinantes da física moderna: o entrelaçamento quântico. Uma misteriosa MALA AMARELA contém uma mensagem enviada por cientistas que habitam outro planeta da nossa galáxia, transmitida pouco antes da sua destruição causada por uma explosão estelar conhecida como supernova. Os participantes têm a oportunidade de assistir ao filme de RV, que documenta o estado atual de conhecimento sobre a evolução das estrelas, incluindo conceitos científicos como Gigante Vermelha, Nebulosa Planetária, Anã Branca ou Supernova. Além disso, o público tem acesso aos dados preservados dentro da MALA AMARELA, tais como amostras, artefactos, documentos, desenhos, documentação técnica e registos de materiais necessários para recuperar a espécie humana.

O projeto não trata apenas das questões da evolução das estrelas e do entrelaçamento quântico, mas também aborda questões filosóficas. As ligações entre as partículas no Universo não diferem das ligações entre nós. Será possível, no entanto, que alguns de nós estejam contaminados com os mesmos elementos que constituíram as civilizações passadas? No final, como dizem os astrónomos, cada um de nós carrega uma lembrança de catástrofes cósmicas - explosões de supernova. Caso sim, será que o facto de sermos construídos da mesma matéria que os núcleos ardentes das estrelas nos permite ser chamados de “filhos das estrelas” ou há algo mais necessário?

O FILME CINEMATOGRÁFICO DE RV "Stellar Entangelment” (2019) (VR 360°) é baseado nos motivos do espetáculo imersivo realizado por Jan Świerkowski “A Evolução das Estrelas”. Conta a história de um misterioso instituto científico que tenta garantir a imortalidade de uma civilização presa num planeta condenado numa região remota da nossa Galáxia. No entanto, seu foco principal é a busca do lugar do Universo dentro dos Humanos. O projeto resultou da fusão de duas galáxias - o grupo de arte e ciência Instytut B61 e a dupla de realizadores The Kissinger Twins (Katarzyna Kifert & Dawid Marcinkowski).

Curadoria: Olga A. Marcinkiewicz

Mapa
Reserva obrigatória
Horário
event
15
outubro
2021
#/#/####
#/#/####
schedule
15:00
15:30
#:## am
#:## pm
Local
accessible
Acessível
accessible
Acessível
smart_display
Será transmitido ao vivo
accessible
Acessível
accessible
Acessível
smart_display
Será transmitido ao vivo
smart_display
Foi transmitido ao vivo
Formato(s)
Exposição Interactiva
Cinema - Curta
Tema(s)
O Mundo Além de Nós
Em colaboração com
Apresentado Por
DESTAQUE
Estamos sempre ligados

Liga-te a nós

Seguir

Email

Entrar em contacto: info@fica.pt

Localização

Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal
Ver Mapa