Carregando
O Bestiário de Lem Segundo Mróz

O Bestiário de Lem Segundo Mróz

Convidado(s)
Descrição

O Parlamento da República da Polónia instituiu o ano de 2021 como Ano de Stanisław Lem. Continuando a ser um autor extremamente popular para seus compatriotas, Stanisław Lem é igualmente um dos escritores polacos mais conhecidos do mundo. Obviamente a escolha do ano não é casual – Stanisław Lem nasceu em Lviv há precisamente 100 anos. O género literário, em que Stanisław Lem alcançou maior sucesso foi o romance de ficção científica. Na sua obra, o autor confrontava de bom grado a condição humana enquanto ser biológico e pensante com o mundo da inteligência artificial, dos robôs ou de outros seres inanimados.

As obras subsequentes confirmaram o talento do escritor como um visionário de génio. Os seus interesses e as temáticas que abordou constituem tópicos tão importantes como as questões éticas relacionadas com o aparecimento de robôs autoconscientes e da inteligência artificial, bem como de problemas jurídicos gerados pelas conquistas da medicina contemporânea (será um homem com a maioria dos órgãos transplantados ainda a mesma pessoa?).

Foi o artista gráfico de Cracóvia, Daniel Mróz, quem deu a mais perfeita forma gráfica aos heróis das obras de Lem. Para a maioria dos admiradores do escritor, as ilustrações de Mróz e os textos de Lem tornaram-se um todo inseparável. Além da excelência demonstrada nesse seu ofício, os trabalhos de Mróz caracterizam-se pela ambiguidade, por uma imaginação desenfreada e uma grande dose de humor grotesco e absurdo. As ilustrações de Mróz não são servis em relação à prosa de Lem, elas constroem um mundo compatível e ao mesmo tempo próprio.

A exposição, intitulada Bestiário de Lem segundo Mróz, constitui a apresentação dos resultados da colaboração entre os dois artistas. A base da sua conceção, cujo autor é o professor da Academia de Belas Artes de Gdańsk, Janusz Górski, remete-nos para uma referência a álbuns medievais que mostravam aos olhos de leitores espantados feras tais como o elefante, o camelo e, em pé de igualdade, o grifo, o unicórnio ou os habitantes bicéfalos dos Antípodas. No nosso bestiário, apresentamos máquinas emancipadas, um tanto sinistras e ao mesmo tempo um tanto grotescas, mas cuidadosamente desenhadas pelo Mestre Mróz em combinação com as respetivas descrições extraídas dos romances e contos do Mestre Lem.

Principais Obras de Stanisław Lem Diários das Estrelas, 1957 Éden, 1959 O Livro dos Robôs, 1961 Memórias Encontradas numa Banheira, 1961 Regresso das Estrelas, 1961 Solaris, 1961 Contos de Robôs, 1963 Summa technologiae, 1964 Ciberíada, 1965 A Voz do Mestre, 1968 Conto sobre o Piloto Pirx, 1968 O Hospital da Transfiguração, 1975 Golem XIV, 1981 Visão local, 1982 O Fiasco, 1987

Mapa
Reserva obrigatória
Horário
event
12
outubro
2021
#/#/####
#/#/####
schedule
10:00
21:45
#:## am
#:## pm
Local
accessible
Acessível
accessible
Acessível
smart_display
Será transmitido ao vivo
accessible
Acessível
accessible
Acessível
smart_display
Será transmitido ao vivo
smart_display
Foi transmitido ao vivo
Formato(s)
Exposição Fixa
Tema(s)
O Mundo Além de Nós
O Mundo do Conhecimento
Em colaboração com
Apresentado Por
DESTAQUE
Estamos sempre ligados

Liga-te a nós

Seguir

Email

Entrar em contacto: info@fica.pt

Localização

Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal
Ver Mapa