Carregando
Documentário Fundeadouro Romano em Olisipo – O Porto de Lisboa em Época Romana

Documentário Fundeadouro Romano em Olisipo – O Porto de Lisboa em Época Romana

Convidado(s)
Descrição

Fundeadouro Romano em Olisipo – O Porto de Lisboa em Época Romana

Roman Anchorage in Olisipo – The Port of Lisbon in Roman Times

O documentário leva-nos numa viagem ao porto romano de Olispo, a Lisboa romana. Uma importante descoberta arqueológica, efectuada durante a construção de um parque de estacionamento na Praça D. Luís I, em Lisboa, é o ponto de partida por uma viagem sobre as importantes relações marítimas e comerciais da antiga Olisipo.

Os trabalhos arqueológicos levaram à descoberta de um Fundeadouro de época romana, datado entre séculos I a.C. e século V d.C. Este é um local de características únicas no contexto arqueológico da cidade de Lisboa.

Em época romana este lugar seria uma pequena baía onde os navios romanos fundeavam no trânsito de cargas e passageiros, onde deixaram cair ao rio mercadorias que transportavam ou até se libertaram delas.

A análise dos materiais recolhidos no fundeadouro podemos recolher informações das relações marítimas de Olisipo com o Império, a sua relação com as actividades de produção de produtos piscícolas, a olaria romana lusitana na produção de ânforas, a cerâmica fina de importação, os produtos comercializados para exportados e importação pela cidade romana ao longo de meio milénio.

Os locais arqueológicos e os estudos já conhecidos e relacionados com esta actividade na cidade romana de Olisipo e na margem sul do Tejo servem de complemento ao local arqueológico, interligando todos os espaços, na visão global de Olisipo como cidade marítima aberta ao Império.

O documentário conta com depoimentos de Alexandre Sarrazola, Arqueólogo e coordenador do projecto da Era Arqueologia na Praça D. Luís I; dos Arqueólogos Marta Lacasta Macedo e Jorge Parreira da Era Arqueologia sobre as cerâmicas finas e ânforas recuperadas no fundeadouro romano, e do Professor Carlos Fabião, que nos oferece uma abordagem geral da cidade romana de Olisipo, e as varias actividades marítimas, complementando a visão já conhecida com os achados e informações recolhidos do estudo do Fundeadouro Romano.

Mapa
Reserva obrigatória
Horário
event
13
outubro
2021
#/#/####
#/#/####
schedule
11:00
11:55
#:## am
#:## pm
Local
accessible
Acessível
accessible
Acessível
smart_display
Será transmitido ao vivo
accessible
Acessível
accessible
Acessível
smart_display
Será transmitido ao vivo
smart_display
Foi transmitido ao vivo
Formato(s)
Cinema - Documentário
Tema(s)
O Mundo do Conhecimento
Em colaboração com
Apresentado Por
DESTAQUE
Estamos sempre ligados

Liga-te a nós

Seguir

Email

Entrar em contacto: info@fica.pt

Localização

Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal
Ver Mapa