Carregando

EDUCAÇÃO

Nuno Crato é professor catedrático de matemática e estatística na Universidade de Lisboa. Ensinou em Lisboa, Açores e Estados Unidos. O seu trabalho de investigação tem incidido em séries temporais com aplicações financeiras, biológicas e computacionais. É cientista visitante no centro de investigação europeu, JRC, em Itália.

Dirige atualmente a Iniciativa Educação, um programa Teresa e Alexandre Soares dos Santos dirigido à Educação Básica e Secundária.

Foi presidente do International Symposium on Forecasting (2000), coordenador e presidente do centro de investigação Cemapre (2006-2010), presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010) e Presidente (CEO) do Taguspark, Parque de Ciência e Tecnologia (2010-2011).

Entre 2011 e 2015 foi Ministro da Educação e Ciência de Portugal. Marcou o seu mandato com o alargamento da escolaridade obrigatória de 9 para 12 anos, maior exigência curricular e o alargamento da avaliação de alunos. Introduziu o Inglês obrigatório e vias vocacionais. Durante esse período, o abandono escolar reduziu-se de c. 25% para 13,7%, as retenções diminuíram e Portugal obteve os melhores resultados de sempre nas comparações internacionais: acima da média da OCDE em ciências, literacia e matemática, no PISA, e acima da Finlândia em Matemática no 4.º ano, no TIMSS.

Publicou alguns trabalhos com reflexões sobre a sua experiência, nomeadamente “Everything starts with the curriculum”, ResearchED 4, Fevereiro 2019; “Curriculum and education reforms in Portugal: An analysis on why and how students’ knowledge and skills improved“, in Audacious Education Purposes, Springer 2019.

Prolífico divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, a Itália e o Brasil. Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática e da Comissão Europeia. Foi agraciado como Comendador e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

VOLUNTÁRIOS! Precisamos de ti!

Queres ser voluntário? Quer seja apenas por um curto período de tempo, ou algumas horas durante a semana, vive a experiência de ser voluntário!
Inscreve-te aqui
* 18 anos ou mais
Estamos sempre ligados

Liga-te a nós

Seguir

Email

Entrar em contacto: info@fica.pt

Localização

Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras, Portugal
Ver Mapa